quarta-feira, 11 de novembro de 2015

SeaWorld anuncia fim de shows com orcas

Clique na imagem para conferir o vídeo

O SeaWorld anunciou que suspenderá os shows com orcas adestradas em San Diego, na Califórnia. O espetáculo, conhecido como "Shamu", deverá ser encerrado já em 2016 no parque temático californiano. A empresa, no entanto, não se pronunciou sobre a continuidade dos espetáculos com animais em seus parques em Orlando, na Flórida, e San Antonio, no Texas.
A determinação de encerrar o espetáculo "Shamu" na Califórnia acontece em um momento em que o grupo SeaWorld é alvo de uma onda de críticas e processos judiciais provocada pelo lançamento, em 2013, do documentário "Blackfish: fúria animal", que denuncia abusos contra os animais e questiona se mamíferos desse porte poderiam ser mantidos em áreas reduzidas.




Na última sexta-feira, um projeto de lei proibindo a reprodução em cativeiro de orcas nos Estados Unidos foi apresentado no congresso americano. No mês passado, a Comissão Costeira da Califórnia determinou que o SeaWorld só poderia aumentar a área de seus tanques se concordasse em encerrar a procriação das orcas em cativeiro.

De acordo com o jornal "Orlando Sentinel", a companhia planeja uma guinada para se tornar uma empresa "conhecida pela conservação e pelo resgate de animais". Parte desse plano será a criação, em 2017, de uma nova atração dedicada às orcas, mais voltada para o comportamento natural dos animais, com um forte caráter educativo e de conscientização ambiental.




Efeito Blackfish


O SeaWorld tem enfrentado críticas e quedas na receita desde o lançamento do documentário Blackfish, em 2013, que mostrou o cativeiro e a exibição pública de orcas como intrinsecamente cruel.
O filme também explorou as circunstâncias que levaram à morte de um treinador experiente do SeaWorld em 2010. Ele foi puxado para debaixo d'água e afogado por uma orca com a qual ele já havia se apresentado na Flórida.

Desde o incidente,
treinadores não foram mais autorizados a entrar na água com as orcas durante as performances no parque.
A empresa tem procurado combater a publicidade negativa vinda do Blackfish com uma ação vigorosa de relações públicas, que destaca o papel do parque na pesquisa de mamíferos marinhos e no resgate e reabilitação de animais selvagens.

Um projeto de expansão do parque, porém, não foi bem aceito pelos opositores, que defendem a reintrodução das 11 orcas pertencentes ao SeaWorld à natureza. No total, o parque tem 24 orcas em suas três unidades.

"Um fim para as performances circenses do SeaWorld é inevitável, mas é justamente o cativeiro que nega às orcas a oportunidade de terem comportamentos naturais, que são fundamentais para elas", afirma Bem Williamson, diretor da organização People for the Ethical Treatment of Animals (PETA).

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 Kennedy's Park