sábado, 30 de agosto de 2014

De onde vem a montanha-russa?



Quando falamos de montanha-russa pensamos em adrenalina, altura, velocidade e emoção, mas nunca paramos para pensar em quem a inventou ou de onde ela veio.
A história da montanha-russa, começa na Rússia (entendeu de onde vem o nome?). No inverno, as pessoas costumavam a fazer pequenos montes de neve para poder brincar com os famosos trenós, e essa ideia de fazer montes de neve, tanto grande quanto pequenos, para escorregar acabou chamando a atenção de várias empresas, até que, em 1812, a Montagnes Russes à Belleville construiu a primeira montanha-russa de gravidade em Paris.

Depois de muito tempo, em 1884, começaram a ser construídas montanhas-russas nos Estados Unidos, com base nos modelos da empresa russa. Em 1885 LaMarcus Adna Thompson patenteou a sua primeira montanha-russa.


LaMarcus Adna Thompson e a ilustração de sua montanha-russa.


No século XIX, o parque nova-iorquino Sea Lion Park inaugurou a primeira montanha-russa com looping do mundo, o que não era considerado seguro na época, então, o looping, foi, tecnicamente, extinto  por quase um século.

Em 1927 foi inaugurada a montanha russa Cyclone, em Coney Island, Nova Iorque, com um novo sistema de rodas chamado Underfriction (sistema que permite que a montanha-russa faça curvas mais fechadas sem sair dor trilhos), Cyclone foi o marco inicial das montanhas-russas de madeira. Em 1959 foi inaugurada a Matterhorn Bobsleds, localizada na famosa Disneyland, California. Matterhorn Bobsleds, na época, foi considerada uma montanha russa inovadora, pois usava trilhos feitos de aço tubular.

Cyclone (esquerda) e Matterhorn Bobsleds (direita).

Com o passar dos anos as montanhas-russas foram passando por modificações que resultaram em outros tipos de montanhas-russas. Como exemplo temos:


  • Montanha-russa invertida, que é, simplesmente, uma montanha-russa no qual os trilhos ficam acima do carro fazendo com que você tenha a sensação de estar voando.Temos como exemplo a Fire Whip, localizada no parque Beto Carrero World, Penha, Santa Catarina.


  • Montanha-russa de propulsão, que é a montanha-russa que já sai da estação com velocidades altíssimas, como 100kmh (dependendo do modelo ou fabricante a velocidade pode ser maior ainda!). Temos como exemplo a Kingda Ka, localizada no parque Six Flags Great Adventure, Nova Jersey, Estados Unidos.


Matéria por: Matheus Janotti Machado

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 Kennedy's Park