domingo, 1 de novembro de 2015

Katapul - A História

(Clique na imagem para assistir ao vídeo)
  Localizada no parque de diversões paulista Hopi Hari, Katapul é uma montanha russa de aço, e é a única montanha russa de propulsão do Brasil! 
  Mas o que é uma montanha russa de propulsão? - Esse tipo, é aquele que não necessita de uma corrente para que o trem suba, faça uma queda e ganhe velocidade, ela é simplesmente lançada!

Katapul sem tematização (Ao fundo Hadikali)

Percurso e funcionamento


"O trem é lançado da estação por meio de um contra-peso de 40 toneladas que encontra-se dentro de uma torre branca abaixo da primeira subida da atração. O contra-peso cai com uma certa velocidade, fazendo com que um sistema de roldanas e cabos se movimentem, encaixando um aparelho chamado Pusher atrás do último vagão, e este, por sua vez, empurra o trem até a velocidade de 85,3Km/h em apenas 3 segundos.

Ao atingir 85,3Km/h, o pusher solta o trem, fazendo com que ele passe em um looping de aproximadamente 18 metros, e em seguida, suba uma rampa de 42 metros e inclinação de 70º. Ao chegar próximo do topo dessa rampa, o trem pára, e começa a voltar de costas.

Ao descer esse trecho de costas, ele passa novamente no looping, percorre a área de lançamento, passa pela estação onde sua velocidade é controlada pelos freios, e depois, sobe outra rampa de 70º de inclinação. O trem pára novamente, e volta (de frente) para estação, onde é parado completamente. 
Todo esse processo (do lançamento à parada total) ocorre em cerca de 30 segundos."
Fonte: Wikipédia

Linha do tempo

Antes de vir para o Hopi Hari, Katapul deixou sua marca em 3 outros parques! 


King Kobra - Kings Dominion
Começando a operar no ano de 1977, no parque Kings Dominion (Virginia, USA), tinha suas cores em vermelho e verde limão, e se chamava King Kobra! Residiu o parque por longos 11 anos, até ser vendido em 1986 ao Jolly Rogers Amusement Park (Maryland, USA), onde ficou parada para reformas durante 1 ano e retornou com o mesmo nome, porém com coloração diferentes, sendo laranja e preta. 

King Kobra - Jolly Rogers Amusement Park
King Kobra fez a alegria de muitos que passaram por lá, mas permaneceu somente 3 anos em sua nova casa, pois foi em 1990 que ela foi para o tão famoso Alton Towers (Reino Unido) chamando-se Thunderloop, ganhando novas cor
es, sendo elas verde e vermelho novamente e permanecendo por 6 anos lá, até que foi vendida ao nosso grande Hopi Hari, operando a partir de 1999 na região de Aribabiba (Capital de Hopi Hari) chamando-se Katapul, com sua cor azul (antigamente e sem tema).


Thunderloop - Alton Towers










Porém, suas cores mudaram tornando-se mais chamativa, sendo azul e vermelho, após a tematização da área para "Liga da Justiça". Já fazem 16 anos que essa maravilha traz diversão e adrenalina para todos do parque!






Entrada King Kobra - Kings Dominion

Dados técnicos


Extensão: 220,1 metros.
Altura: 42 metros.
Inversões: 2
Velocidade: 85,3 Km/h
Máximo Ângulo Vertical: 70º
Tempo de Percurso: 30 seg.
Elementos: Loop.





Curiosidades

+ O seu nome de fábrica é Shuttle Loop;
+ O carrinho do Katapul é impulsionado por um contrapeso de 40 toneladas, equivalente a 40 automóveis médios;
+ O "Katapul" como é conhecido, já esteve em três parques antes de chegar ao Hopi Hari por volta do ano de 1998.
+ O nome de Thunderlooper foi escolhido pelo Alton Towers (quando a montanha russa o pertencia), por causa do ruído característico que é produzido quando o trem faz o looping (que parece o som de um trovão);


Katapul - Hopi Hari

Entrada - Katapul

(Clique na imagem para assistir ao vídeo)


Imagens: Google

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 Kennedy's Park